Newsletter

 

MARÇO 13

 

Para o CENFIC a Formação Profissional deve continuar, em 2013, no centro da estratégia das Empresas de Construção

 

 

 

O CENFIC tem procurado afirmar-se como um Organismo de Formação e de Certificação dinâmico empenhado em contribuir ativamente para o reforço da Formação Profissional, de acordo com os compromissos e orientações dos Outorgantes do seu Protocolo de criação.

 

No contexto em que está inserido, é reconhecida ao Centro uma forte capacidade formativa e de intervenção técnica que, naturalmente, se pretende incrementar para tornar possível um contributo com significado para enfrentar os desafios resultantes da atual situação do País e apoiar as empresas de construção para a incontornável mudança de paradigma no Setor.

É hoje reconhecido que o futuro do Setor da Construção irá comportar fortes ajustamentos passando por contrariar o excesso de construção nova a que se assistiu assumindo-se, definitivamente, o compromisso com a reabilitação urbana, remodelação e manutenção do edificado e da infraestrutura, assente em critérios que defendam a qualidade e a sustentabilidade da Construção.

Tal inversão cria novas exigências na qualificação das empresas e nas competências dos trabalhadores e não será possível continuar a atrasar o processo de reajustamento das áreas de negócio para incrementar a capacidade de resposta empresarial e obter ganhos para o Setor e para o crescimento da economia.

É neste enquadramento que o Centro, com a atividade que desenvolve, pode apoiar as empresas a fazer a diferença, preparando novas gerações de trabalhadores e atualizando as competências dos ativos que laboram na Indústria.

É também com este objetivo que o CENFIC apresenta, no Plano de Atividades para 2013, uma oferta alargada de serviços de Formação e de Certificação Profissional, apostando na flexibilidade e transferibilidade dos processos formativos e de certificação para se adaptar às necessidades das Pessoas e às expetativas das Empresas.

 

Projeto de Formação Profissional Portugal/Suíça – uma cooperação internacional de sucesso

 

 O projeto de formação profissional Portugal / Suíça está a decorrer nas instalações do CENFIC, no Prior Velho com o desenvolvimento da Ação de Formação designada por “Aperfeiçoamento nas Especialidades de Alvenarias e Revestimentos, Cofragens e Armaduras, Canalizações e Entivações”. Esta ação de formação tem como finalidade reforçar as competências dos trabalhadores permitindo-lhes, caso obtenham bom aproveitamento, uma progressão nas empresas do Setor da Construção Civil e Obras Públicas da Suíça, onde estão empregados.

Na referida Ação, participam 17 (dezassete) Formandos, trabalhadores portugueses na Suíça, uns com autorização de residência de curta duração, outros com autorização de residência anual e outros com residência, sujeitos ao contrato coletivo de trabalho (CCT).

A realização desta Ação de Formação foi precedida de um período correspondente à receção e preparação de materiais e equipamentos provenientes da Suíça, bem como à organização do espaço oficinal, onde decorre a componente prática.

Também os Formadores do CENFIC tiveram uma preparação prévia na Suíça, tendo frequentado uma Ação de Formação tecnológica, de uma semana, no Centro de Formação de Surcee.

Os temas desenvolvidos versaram, quer na componente prática quer na componente teórica, a Leitura e Interpretação de Desenho, a Prevenção, Higiene e Segurança no Trabalho, as Alvenarias, os Revestimentos, as Cofragens, as Armaduras, as Canalizações e as Entivações sendo igualmente abordadas as especificações dos materiais, ferramentas e equipamentos utilizados no desenvolvimento das várias tarefas.

Como habitualmente, esta Ação de Formação conta com o acompanhamento da Comissão Técnica do Projeto, incluindo os representantes da Associação dos Empresários Suíços da Construção Civil e Obras Públicas e dos Sindicatos UNIA e SYNA, que virão visitar o CENFIC durante a realização do curso.

O objetivo desta visita será o de prestar informações e verificar as condições em que a formação decorre e o grau de satisfação dos Formandos, promovendo o diálogo com os representantes dos empresários e demais intervenientes no Projeto e preparar a realização da próxima Ação de Formação, a desenvolver em 2014.

Na sessão de encerramento, que terá lugar no final da ação, em março próximo, será entregue a cada um dos participantes um Certificado emitido pelo PARIFONDS e CENFIC, traduzindo a participação dos Formandos na Ação de Formação e informando sobre o seu aproveitamento, dando a cada um deles a possibilidade de progressão na sua carreira profissional.

 

Os Formandos do CENFIC aderem à Campanha Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis. Juntos na Prevenção de Riscos Profissionais”

 

Uma vez mais o CENFIC convidou os seus Formandos para participar no Concurso sobre Segurança, subordinado ao tema “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis. Juntos na Prevenção de Riscos Profissionais”, contando com o apoio da ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho.

Foram apresentados 11 trabalhosque envolveram a participação de 26 jovens e adultos, integrados nos cursos que o CENFIC está a desenvolver no Prior Velho e em Mação.

                                         

 Três dos trabalhos apresentados foram premiados e exibidos na cerimónia de entrega de prémios que contou com a presença de cerca de 100 Formandos do CENFIC, dos Dirigentes e Formadores do Centro e, entre os convidados, a Dra. Cláudia Matos e a Dra. Emília Telo – Coordenadora do Ponto Focal Nacional da Agência Europeia para a SST, em representação da ACT.

As representantes da ACT manifestaram o seu apreço por mais esta participação do CENFIC na Campanha Europeia sobre “Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis. Juntos na Prevenção de Riscos Profissionais”, pelo interesse dos trabalhos apresentados e o empenho revelado pelos Formandos na sua execução.

 

Nesta sessão, a importância da Segurança na vida dos trabalhadores foi profundamente salientada e reforçada.

Os Formandos que iniciaram recentemente ações de formação no CENFIC revelaram-se motivados para participar na edição do Concurso de Segurança que o CENFIC vai lançar para 2013.

Contamos desde já com uma ampla participação e envolvimento de Formandos e Formadores e, certamente, a edição de 2013 será um novo sucesso.

 

CENFIC, em Luanda, num projeto de Formação Profissional com a SOMAGUE Angola - Construções e Obras Públicas, Lda.

 

Atualmente, as empresas já não dispensam o estabelecimento de parcerias interdisciplinares, porque não é possível fazer face, de forma isolada e com sucesso, aos desafios inerentes ao processo de transformação e de desenvolvimento empresarial.

 

                                 

 Sendo reconhecido o importante papel que a Formação e a Certificação Profissional detém para o desenvolvimento dos recursos humanos, o CENFIC tem estado presente em diversos programas e projetos, em contexto empresarial, e continua disponível para o estabelecimento de parcerias com as empresas do Setor da Construção, no âmbito da Formação e Certificação Profissional, enquanto via incontornável para transformar o capital humano e alcançar objetivos estratégicos.

Para a SOMAGUE, o sucesso dos seus empreendimentos e negócios tem passado pela qualificação e aperfeiçoamento permanentes dos recursos humanos. Foi neste enquadramento que, com o apoio do CENFIC, foi desenvolvido, em Luanda, um programa de formação para 100 trabalhadores, concluído no passado mês de dezembro.

 

 O programa foi organizado em módulos de formação de curta duração, nas áreas da Leitura e Interpretação do Projeto, Materiais e Processos Construtivos, Gestão do Estaleiro, Planeamento e Segurança e Higiene no Trabalho.

A SOMAGUE pretendeu com este programa de formação otimizar o desempenho dos seus Encarregados Gerais, Encarregados, Arvorados e Chefes de equipa no conjunto das referidas áreas.

 

 Com o envolvimento dos diferentes grupos, este projeto teve uma duração de 405 horas, num total de 81 dias de formação, exigindo a deslocação a Luanda de seis formadores do CENFIC.

 

 CENFIC, na Ilha de Moçambique, em Missão Técnica

 

 

No âmbito do projeto - Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique o IEFP convidou o CENFIC para participar numa missão técnica que decorreu em novembro passado, naquela cidade moçambicana.

A Ilha de Moçambique é uma cidade insular situada na província de Nampula e, sendo possuidora de um interessantíssimo património arquitetónico, foi considerada pela UNESCO, em 1991, Património Mundial da Humanidade.

         

                                   

 O Cluster de Cooperação da Ilha de Moçambique visa apoiar o Governo de Moçambique para o desenvolvimento integrado da cidade e da zona costeira adjacente, no alinhamento com as prioridades definidas no Plano de Ação para a Redução da Pobreza (PARP).

O Cluster é constituído por um conjunto de atividades destinadas a promover o desenvolvimento sustentado na região. De acordo com a informação constante do Plano de Desenvolvimento Integrado da Ilha de Moçambique (PDIM 2011-2014), está prevista a realização de formação profissional no sentido de formar pessoas capazes de responder às necessidades de recuperação e conservação do património histórico e cultural da Ilha.

 

A participação do CENFIC na missão técnica teve como objetivo identificar e definir uma estratégia de atuação, ao nível das ações de formação que venham a ser desenvolvidas, num horizonte temporal que se pretende não ultrapasse o 1º trimestre de 2013.

Neste enquadramento, o CENFIC vai apoiar a Escola Profissional da Ilha de Moçambique (EPIM) na promoção da Formação em Construção Civil e Técnicas Tradicionais, inserida na Prioridade do Emprego e Valorização dos Recursos Humanos através de relançamento do Ensino Técnico Profissional.

 

Será desejável que a formação e realizar privilegie o modelo de Formação/Produção, essencialmente prática e em obra, incidindo não só sobre as Técnicas Tradicionais de Construção mas também na área da Canalização, Eletricidade e Calçada.

Certamente que este projeto vai permitir que muitos jovens concluam processos de formação profissional e venham a beneficiar de um primeiro emprego na área da construção civil.

 

Uma Nova Plataforma para a Revalorização das Competências e do Papel da Engenharia, da Arquitetura e da Construção na Sociedade Portuguesa

 

A AECOPS – Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços, e o CENFIC tomaram a iniciativa de promover um conjunto de reuniões com o LNEC, a Ordem dos Engenheiros, a Ordem dos Arquitetos, o IEFP, o CICCOPN e a AICCOPN. Destes encontros resultou um forte consenso sobre a vontade de prosseguir o diálogo e a vontade de encontrar novas formas de colaboração institucional, reforçada e eficiente.

Os representantes das diferentes entidades entenderam que o trabalho da Plataforma de Revalorização de Competências deveria organizar-se em três Grupos de Trabalho especializados se bem que, muitas das preocupações, são forçosamente de natureza transversal.

O trabalho desenvolvido até à presente data permitiu identificar um vasto conjunto de medidas que interessam ao Setor, não só do ponto de vista do enquadramento internacional como nacional, com destaque para as que configuram a introdução de valor e dinamismo nas empresas de construção.

As medidas consideradas de emergência focalizam-se na criação ou reedição de programas de apoio ao Setor da Construção, no desenvolvimento de Projetos Piloto que envolvam programas de formação profissional que respondam às necessidades do país, sobretudo em áreas emergentes, ou que permitam requalificar os ativos do Setor, empregados ou desempregados.

Interessará reter o know how que o país acumulou por forma a que não se perca e possa ser mobilizado em fase de retoma da economia.

Powered by copilot AI